Serviço 24 horas por dia, 7 dias por semana
A Empresa dispõe de um processo de transformação dos seus produtos que permite satisfazer rápida e eficientemente as necessidades de cada cliente, dispondo de um serviço 24 horas, todos os dias da semana.
Código do projeto: NORTE – 02 – 0853 – FEDER – 019273
Objetivo principal: Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
Região de intervenção: NORTE
Entidade beneficiária: J. BAPTISTA & Cª, LDA
Data de aprovação: 03-11-2016
Data de início: 12-04-2016
Data de conclusão: 31-08-2018
Custo total elegível: 180.782,17 €
Apoio financeiro da União Europeia:(FEDER) 108.469,30 €
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:
Este projeto visou aumentar o nível de inovação da empresa, incorporando inovações de processos, marketing e modelo de gestão. De forma mais detalhada, o projeto contribui para melhorar e inovar os processos da empresa, passando a oferecer ao mercado soluções mais eficientes, com mais qualidade e em menor tempo. O projeto em questão contemplou a aquisição de máquinas que vieram aumentar de forma significativa a capacidade produtiva da empresa assim como incrementar a qualidade dos nossos produtos, sendo que isto se traduziu no alcance de vários objetivos previstos, de onde salientamos:
- Aprofundar o nível de transações com cada cliente; - Otimizar a competividade nos prazo de resposta; - Aumentar a capacidade de resposta ao volume de encomendas, em tempo útil. O que veio permitir "agarrar" novas oportunidades de negócio; - Criar condições para uma resposta efetiva ao crecimento do mercado nacional e internacional. Assim sendo, com a implementação do projeto, a J. Baptista passou a realizar internamente um leque mais abrangente de atividades do processo produtivo, o que se traduz num maior controlo do processo, maior capacidade instalada e ganhos de processo (simplificação, qualidade e tempo). Foi ainda possível eliminar diversos processos baseados em operações manuais, realizar atividades de forma mais rápida e eficiente e realizar internamente tarefas que eram anteriormente subcontratadas. No que respeita a execução financeira, o projeto inclui um investimento de cerca de 176.500€, o que corresponde a aproximadamente 98% do inicialmente previsto.Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:
A J. Baptista está organizada em duas áreas de negócio, a comercialização de maquinaria para a indústria têxtil e respetivos acessórios e a transformação e comercialização de um diversificado conjunto de produtos, nomeadamente correias de transmissão, de transporte e de processo, revestimento de rolos, esteiras modulares, lubrificantes especiais, entre outros. O processo de transformação dos nossos produtos permite uma rápida e eficiente resposta ao cliente. Prestamos serviço de 24 horas, 7 dias por semana. Os objetivos da empresa são a aposta numa contínua inovação (de processos, produtos, organizacional e marketing) que lhe permite manter a vanguarda no setor e apresentar-se continuamente no mercado com fortes argumentos concorrenciais (decorrentes quer da elevada especialização e know-how técnico distintivo, quer da competitividade ao nível de custos). Cumulativamente, a empresa pretende também inovar nas soluções apresentadas aos clientes, de forma a melhorar os seus serviços, penetrar em novos territórios para aumentar a sua taxa de penetração, melhorar a presença digital, aumentar a qualificação dos trabalhadores, melhorar o sistema de gestão de informação e caminhar em direção a uma certificação de processos de gestão.Os resultados esperados são os seguintes:
Vendas: 3.012.408,00
VAB: 1.663.303,07
Postos de trabalho: 37
A Empresa dispõe de um processo de transformação dos seus produtos que permite satisfazer rápida e eficientemente as necessidades de cada cliente, dispondo de um serviço 24 horas, todos os dias da semana.